Livro que Ensina Sarcasmo a Crianças é criado com base em pesquisa sobre os benefícios dessa linguagem complexa
- Cintia Neves de Azambuja
- 29 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Você sabia que ensinar sarcasmo às crianças pode ser benéfico? É exatamente isso que Penny Pexman, psicolinguista da Universidade de Calgary, no Canadá, está fazendo com seu novo livro Sydney Gets Sarcastic. O livro foi criado para ajudar crianças a entender o sarcasmo. Através de histórias divertidas e exemplos claros, as crianças aprendem a identificar e usar essa forma de comunicação complexa.
Mas por que alguém ensinaria algo tão complexo para crianças?
Sarcasmo é uma forma de comunicação onde o significado literal das palavras é diferente da intenção real do falante. É como quando alguém diz "Nossa, que ótimo!" ao encontrar um dia chuvoso. Ou, ainda, "Que bonito!", ao olhar o quarto todo desarrumado. Entender essa diferença exige uma boa dose de inteligência e criatividade. Apesar da má reputação, o sarcasmo é uma forma sofisticada de linguagem. Pexman acredita que ensinar sarcasmo às crianças pode ajudar no desenvolvimento cognitivo e emocional delas. E que reconhecer sarcasmo é mais do que entender uma piada. É uma ferramenta para lidar com emoções negativas e pode até ajudar a melhorar a criatividade.

Pexman criou o livro a partir da pesquisa Ensinando sarcasmo: avaliando o treinamento metapragmático para crianças com desenvolvimento típico. A pesquisa foi desenvolvida por Pexman junto com Kate Lee e David Sidhu, no laboratório de Processamento de Linguagem da Faculdade de Letras da Universidade de Calgary. O estudo, publicado no Canadian Journal of Experimental Psychology, mostrou que além de apontá-lo como bom para ajudar a adicionar nuances às nossas interações, o sarcasmo suaviza críticas e até estimula a criatividade. Para Pexman, saber reconhecer e usar sarcasmo é um sinal de maturidade cognitiva. Por isso, a ideia do livro. Ele acredita que o sarcasmo é uma habilidade essencial que pode enriquecer a comunicação.
As crianças pequenas, geralmente menores de cinco anos, têm dificuldade em entender sarcasmo. Elas tendem a interpretar tudo de forma literal. Imagine dizer a uma criança de três anos "Você é um gênio!" depois de uma bagunça, e ela realmente acreditar que é um elogio.
Por volta dos nove ou dez anos, elas começam a captar que as palavras podem ter significados ocultos. Elas percebem que nem sempre o que é dito deve ser levado ao pé da letra. Essa habilidade está ligada ao desenvolvimento da "teoria da mente", a capacidade de entender que outras pessoas têm pensamentos e intenções diferentes das nossas.
"Sydney Gets Sarcastic" é um livro projetado para ajudar crianças a entender e a praticar o sarcasmo. Através de histórias divertidas e exemplos claros, as crianças aprendem a identificar e usar essa forma de comunicação complexa. E os resultados têm sido promissores. Crianças que leram o livro mostraram uma melhor capacidade de detectar sarcasmo em testes.

O livro foi desenvolvido em outros idiomas, inclusive português. A versão em português, o livro se chama Luisa fica sarcástica. E você pode baixá-lo de graça AQUI. Já a publicação em inglês está AQUI.
E quando seu filho soltar uma frase sarcástica, pode ser um sinal de que ele está crescendo e aprendendo a navegar no complexo mundo da comunicação.
Sydney Gets Sarcastic pode ser uma boa leitura para as crianças e para os adultos que querem entender mais sobre essa fascinante ferramenta linguística.
Referências
Comments